Padre de Montreal deve sobreviver a esfaqueamento do Oratório de São José
Clique Novamente e Aguarde...O famoso Oratório de São José de Montreal diz que um padre que foi esfaqueado durante a missa matinal deve sobreviver ao ataque.
Em um tweet pouco antes do meio-dia de sexta-feira, o oratório disse que a vida do padre Claude Grou “não está em perigo” após o esfaqueamento.
A polícia de Montreal disse que um suspeito de 26 anos foi preso. Ele foi levado para a delegacia para interrogatório.
A polícia disse que o homem é conhecido pela polícia, relatou Rob Lurie, da CTV Montreal.
Investigadores disseram que haviam recebido uma ligação para esfaqueamento na igreja às 8h40 da manhã de sexta-feira, quando o padre estava celebrando missas antes de cerca de 60 fiéis.
Logo após o ataque, a Diocese de Montreal identificou o padre como padre Claude Grou, o reitor da igreja.
A missa estava sendo transmitida ao vivo pela rede de televisão católica Sel + Lumiere TV, que exibe a cerimônia religiosa diariamente, quando o esfaqueamento ocorreu. A filmagem foi rapidamente removida do site após o ataque.
No vídeo, um homem vestindo um casaco de inverno escuro e um boné de beisebol de cor clara puxou uma faca grande e andou na frente do altar. A filmagem mostra o suspeito subindo os degraus em direção ao padre.
Grou tentou fugir quando o atacante derrubou uma vela. O vídeo mostra o homem rapidamente alcançar o padre e empurrá-lo para o chão antes de esfaqueá-lo.
Após o esfaqueamento, o suspeito largou a faca e se levantou enquanto os membros da congregação corriam na direção dele. Três homens contiveram o atacante, enquanto outras pessoas foram ajudar Grou, que parecia se levantar sozinho.
Lurie relatou que o agressor cortou Grou em seu estômago e a faca quebrou durante o ataque.
Adele Plamondon estava participando da missa naquela manhã e disse à CTV Montreal que viu o agressor caminhar em direção ao altar.
“Eu pensei que ele iria se ajoelhar para fazer uma oração em frente à estátua de São José, mas ele rapidamente subiu as escadas pegando uma faca grande do seu lado e eu percebi quais eram suas intenções então eu corri para fora da igreja gritando para alertar a segurança ”, lembrou ela.
A testemunha Philip Barrett disse à imprensa canadense que ele estava sentado perto da frente da igreja quando viu o suspeito se levantar de um banco e se aproximar do altar durante a missa.
“Eu me lembro que o padre estava se afastando do homem, mas aconteceu tão rapidamente que quase não houve tempo para reagir”, lembrou ele.
Barrett disse que o suspeito não falou ou anunciou durante o ataque e ele não lutou uma vez que ele foi subjugado.
Os agentes de segurança da igreja detiveram o homem até a polícia chegar. O suspeito foi preso e levado para a delegacia para interrogatório.
Os paramédicos trataram o padre por pequenos ferimentos em sua parte superior do corpo no local. Plamondon disse que ela falou com Grou logo depois que ele foi esfaqueado.
“Eu disse que os anjos de São José protegeram você”, disse ela.
Vanessa Lee, da CTV News, disse que os espectadores disseram a ela que Grou estava sentado e conversando antes de ser transportado para o hospital para tratamento adicional.
Em um tweet, a Diocese Católica Romana de Montreal disse que a condição do padre era “estável”.
A equipe da igreja disse a Lee que eles estão esperançosos de que ele se recuperará totalmente. Agora com 77 anos, Grou está no Oratório de São José há mais de 20 anos, relatou Lee.
“Todos os que trabalham aqui no oratório e a maioria dos nossos peregrinos ficaram chocados e muito, muito tristes. Enquanto falamos, há muita coisa acontecendo na basílica do oratório e tenho certeza de que todos estão orando por ele ”, disse a porta-voz do oratório, Celine Barbeau.
O porta-voz disse que eles não têm idéia do motivo do ataque.
“Existem muitas razões pelas quais isso pode ter acontecido. Não sabemos por quê ”, ela disse. “Eu não acho que foi direcionado diretamente para o homem [Grou], mas quem pode dizer?”
Apesar do esfaqueamento, Lee disse que o oratório não será fechado ao público na sexta-feira. Ela disse que a igreja inferior, onde ocorreu o ataque, permanece fechada para a investigação policial.
De acordo com seu site, o Oratório de São José é o maior santuário dedicado a São José no mundo e recebe aproximadamente dois milhões de visitantes de todo o mundo a cada ano.
Lee disse que os funcionários do oratório disseram que têm uma equipe de segurança na igreja em todos os momentos e garantiram ao público que é seguro visitá-lo.
O primeiro-ministro Justin Trudeau descreveu o ataque como “horrível” em um tweet que ele compartilhou na sexta-feira.
“Que ataque horrível no Oratório de São José em Montreal esta manhã. Padre Claude Grou, os canadenses estão pensando em você e desejando uma rápida recuperação ”, disse ele.
A prefeita de Montreal, Valerie Plante, também expressou sua reação ao incidente no Twitter.
“Que gesto horrível e indesculpável que não tem lugar em Montreal. Fico aliviada ao saber que a vida do padre Claude Grou, reitor do @osjmr, está fora de perigo e que sua condição é estável. Em nome de todos de Montreal, desejo-lhe uma recuperação rápida. ”
Liberal MP Rachel Bendayan, que representa a equitação de Outremont Quebec onde a igreja está localizada, disse ela ficou chocada com a notícia.
“Minha equipe está na igreja oferecendo todo o nosso apoio. Estou no meu caminho de volta para Outremont para estar com você ”, ela twittou.
977 visualizações, 1 hoje